sexta-feira, 17 de julho de 2009

115 - Idéia, Inspiração, Referência ... Copiar, talvez. Mas, plágio Não!!!

I.déi.a
sf (gr idéa) 1 Representação mental de uma coisa concreta ou abstrata. 2 Imagem. 3 Filos Modelo eterno e perfeito do que existe. 4 Delineamento, esboço. 5 Talento inventivo; engenho. 6 Pensamento, concepção, plano. 7 Mente, imaginação. 8 Opinião, conceito. 9 Concepção primária que dá origem e desenvolvimento a uma obra de literatura ou de arte. 10 Noção, conhecimento. 11 Expediente, recurso. 12 Sistema filosófico. 13 Lembrança, recordação, reminiscência.


Ins.pi.ra.ção

sf (lat inspiratione) 1 Ato ou efeito de inspirar ou de ser inspirado. 2 Coisa inspirada. 3 Coisa ou pessoa que inspira. 4 Sugestão, insinuação, conselho. 5 Sugestão de origem transcendente ou psíquica, ou de qualquer objeto que tem virtude genética sobre o artista para o excitar à produção e lhe orientar. 6 Estro, força inspiradora. 7 A marca do gênio ou do talento na obra do artista.


Re.fe.rên.cia
sf (lat referentia) 1 Ação de referir; narração ou relação de algo. 2 Ato de referir alguma coisa a uma autoridade. 3 Aquilo que é referido, contado ou relatado. 4 Relação de duas coisas entre si. 5 Alusão a certa obra, a um determinado fato ou trecho. 6 Insinuação. 7 Alusão. 8 Chamada, indicação. sf pl 1 Informação prestada a respeito da idoneidade moral e da capacidade financeira ou profissional de alguém. 2 Indicação da fonte onde podem ser colhidas essas informações. R. bibliográficas: citação das fontes bibliográficas utilizadas pelo autor de um livro.


C
o.pi.ar

(cópia+ar2) vtd 1 Fazer a cópia escrita de; transcrever, trasladar: Copiar um discurso. Copiar do original essa poesia. 2 Reproduzir (falando de uma obra de arte): Copiar um painel. Copiou de um tipo ideal essa bela imagem. 3 Fazer a sua obra a exemplo de; inspirar-se de: Copiava-lhe as graças e os tons do estilo. "Da pintura copia a cor e o debuxo dos seus quadros" (Latino Coelho). 4 Imitar, plagiar.


plá.gio
sm (gr plágios) Ação ou efeito de plagiar; plagiato.
pla.gi.ar
(plágio+ar2) vtd 1 Cometer furto literário, apresentando como sua uma idéia ou obra, literária ou científica, de outrem: Acusaram Eça de plagiar Zola. 2 Usar obra de outrem como fonte sem mencioná-la. 3 Imitar, servil ou fraudulentamente.


Fonte: Dicionário de Português Online Michaelis - Brasil
Imagem: Selo "Não ao plágio!" - Nectar da Flor


Recentemente a Amiga Rebeca foi vítima de plágio em um de seus belos textos.
Como ela, a escritora Martha Medeiros também e sugiro que leiam os posts de ambas.
Há ainda o post do Tácito cuja leitura também recomendo.
Eu poderia escrever algo além, mas prefiro as definições do "Pai dos Inteligentes", porque tolos são seres que não procuram aprimoramento ou pior: ficam "plagiando" os próprios erros.
Inspirem-se no Selo usem como referência e copie-o em seus blogs. Essa é uma Idéia que merece ser passada adiante. Sem necessidade de ser plagiada.

E vou "inspirar-me" no conceito de uma querida Amiga de Boas Palavras - a Vivi! - e deixar uma pergunta no ar:

Para Você, o que é uma Idéia?

37 comentários:

Giane disse...

Idéia é antes semente que surge em mim e depois floresce em meu jardim...

Vivian disse...

...querida minha,

idéia é um 'desenho' que alma
esboça na esperança de vê-lo
editado na tela da vida.

um beijo grande!

T@CITO/XANADU disse...

É tudo quanto sonho!
É tudo quanto vejo!
Vive dentro de mim,
se torna maior
quando desejo.
É tudo quanto almejo,
se não iluminasse, enfim
seria um deserto.
Tácito.

PS - Cheguei aqui através do blog da Vivian. Voltarei...

Dulce Miller disse...

Giane, para mim uma ideia chega de repente, a qualquer hora do dia ou da noite e às vezes é impossível de escrever no momento, então a ideia fica na cabeça e no coração e mesmo assim, pode ser difícil passar para o papel ou a tela do computador.
Criar um texto pode ser dolorido como um parto, é um filho que nasce da nossa mente, quando finalmente é escrito. Esta é uma ideia inconcebível de ser copiada - a ideia do meu próprio sentimento. E assim deveria ser sempre, não é?

Beijos, bom final de semana pra ti!

Gilbamar disse...

A idéia é uma inspiração súbita que precisa ser dita no instante em que surge. Tal qual essa inspirando você a nos inspirar.

Excelente idéia!

Poético abraço do amigo Gilbamar

Luh disse...

Putz q complicado, pulo pra proxima pode? hauahauah

Pra mim ideia é algo que surge como a brisa e se torna um vento forte tornando se um torndado... Expliquei e naum disse nd né?! ahauahaa

Surge como a brisa pq a ideia sempre começa fraca e normamente inspirada em referencias mtas vezes não notadas ao nosso redor... Depois se torna vento pois na sua mente começa a tormar um copor e uma proporsão depois se torna furacão qndo voce a exprime pois ai ela torna um corpo uma forma e muitas vezes não pode ser ignorada... Toda ideia eh valida se for autoral e por menos digna q pareça sendo sua já tem os proprios méritos.

Belo disse...

Giane

Não faço ideia nenhuma de como te responder...

Ontem mesmo,recebi uma coleção de fotos de belas morenas,cor de chocolate!

Chocolate,igual a morenas e daí a uma postagem bo meu Belog, com a ajuda de ir pesquisar umas dicas sobre o dito chocolate...

Me lembra a banda desenhada Disney,do professor Pardal com o seu ajudante Lampadinha.

Um beijo
Belo

Ynot Nosirrah disse...

Idéia é uma resposta que brota da mente diante de uma necessidade imposta pelo meio.
Mandou bem nesta campanha. Estou contigo e não abro. Posso ajudar a divulgar???

Derfel disse...

Querida Giane

Ideia, é uma dádiva divina, vinda directamente dos Céus, ofertada a cada um, para partilharmos com todos.

Apesar de ser um presente, é preciso esticarmo-nos bem, para o alcançar,para lhe chegar, para recebermos a nossa prenda exclusiva...

Esse esforço nem todos querem fazer, e por isso preferem apanhar a ideia do irmão que está mesmo ali ao lado...

Esforcemo-nos para recebermos a NOSSA IDEIA, para sentirmos o gosto de a partilhar com outros.

Jinhos de Paz e LUZ
Derfel

Rita Galante disse...

Olá querida!

É claro que respondo, apesar de andar mesmo muito fugida (mas está tudo bem).

Para mim "ideia" é uma "intuição" que nos chega de outras dimensões... Poder-se-á mesmo dizer que são outras consciências a desejarem-se expressar em nós. Como tão bem diz o nosso amigo Derfel, é uma dádiva sim, um presente vindo do Universo.

Em todo este processo de plágio, existem oportunidades de aprendizagem para ambos os lados.

Aquele que "tira" a ideia tem ali uma enorme oportunidade para aprender a ter mais confiança em si e, consequentemente, a não fazê-lo, a deixar que as suas próprias consciências se expressem nele, a ACREDITAR mais em si. Se assim o entender, claro. Mas, para isso, tem que estar predisposto a abrir o seu coração a tudo e ver que não vale de nada tirar o que não foi "programado" para si. Não resultará... mesmo pensado que sim aqui na Terra. Quando um dia desencarnar, verá que perdeu ali uma oportunidade de evoluir e que, brevemente, estará de malas aviadas outra vez para a Terra (ou para outro sítio...), para tentar eliminar o carma que criou.

Quando ao lesado, também tem uma grande lição para aprender. A primeira é PERDOAR a pessoa que lhe tirou a ideia. Ela só agiu de acordo com o seu grau de consciência e isso deve ser respeitado e compreendido. A segunda é perdoar a si próprio pelo que está a sentir. É muito importante não ficar com rancores e mágoas. E a terceira é sentir dentro de si que, apesar de lhe terem tirado algo sem pedir licença, toda a vibração colocada na sua ideia, toda a energia depositada nela, não existirá pura e simplesmente naquilo que possa vir a ser criado por outro a partir da sua ideia. A vibração não estará lá... e o efeito energético que a sua "ideia" transporta, não resultará numa criação que não seja a sua.

Com isto não quero dizer que fique de braços cruzados a ver a sua ideia a ser utilizada! Nada disso. Deve sim defender os seus direitos, mas sempre bem consciente que somos todos "professores" uns dos outros, somos todos anjos, somos todos UM e que, para algo assim lhe estar a acontecer, é porque alguma coisa tem a aprender com isso, dependendo do "programa" que cada um delineou para si antes de aterrar na Terra.

Espero ter conseguido transmitir a minha "ideia" (plim....).

Bom fim-de-semana!

Beijinhos de Amor e Luz!

p.s.: Desculpa a ausência, mas não tenho conseguido vir à net.

Elcio Tuiribepi disse...

Oi Giane, idéia para mim é o primeiro estágio que recebemos em nossos pensamentos vindos da alma, quando sem nenhuma ou com alguma pretensão queremos começar algo, no caso aqui, os poemas ou poesias, pois elas acontecem as vezes do nada, sem que a gente espere...
Fico com a definição perfeita da Vivian, que com poucas palavras definiu tão bem este conceito...assim como a sua e dos outros amigos também, mas como a da Vivin fala de alma, ficou completa...Um abraço na alma Giani...e abaixo os plágios...rsrs

:.tossan® disse...

Giani, gostei muito da tua ideia da ideia. Ideia? Quando caminho quase todos dias, fotografo e da imagem, vem as letrinhas, as palavra, as frases e talvez um poema, mas não me considero escritor e nem poeta. Copiar jamais! Beijo

Cadinho RoCo disse...

O expediente do plágio é repugnante.
Ideia é semente que surge de um processo criativo a ganhar sentido e expressão a partir de quem a concebeu.
Cadinho RoCo

a-la-minute disse...

UMA IDEIA :

É uma LUZ que se acende inesperadamente no nossos
espirito iluminando um
caminho novo


Com um beijinho
Maria José Rijo

Carlota e a Turmalina disse...

Oi querida...
Muito obrigada por tudo!
Vamos às idéias e aos plágios.Tenho idéias muito pessoais sobre o assunto e em grande parte concordo com o Tácito.Como a conversa vai longe, depois vou escrever um post lá no blog sobre o assunto.
Bjossss

Carlota e a Turmalina disse...

Oi lindinha!!!!
Minha respostam, gostem ou não(rs)já está lá no blog :o)
Bjoooo

~*Rebeca*~ disse...

Giane,

Ideia pra mim:

É quando a inspiração tem aquele encontro com o sentimento e consegue parir os filhos que essa dupla fecundou.

Enfim, nunca vou achar correto alguém pegar algo que não é seu e colocar sua autoria. Valorizo demais o que existe dentro da casa de todos os meus sentimentos. Tem gente que não está nem aí pro que fazem com suas "crias", mas, como sou uma boa mãe, protejo com valentia o que saiu do ventre das minhas emoções. Até mesmo na época que eu tinha orkut, quando mandava textos de outras pessoas, pesquisava no google pra saber se a autoria seria a certa. Textos apócrifos têm aos montes, por isso, o que tiver ao nosso alcance tem que ser feito.

Beijo grande, menina linda.

Rebeca

-

Branca disse...

...é um pensamento criativo, um esboço de algo grandioso (ou não) que possamos fazer!
Rss...lembrei daquelas lâmpadazinhas acesas nos gibis qdo alguém tem uma idéia...bem legal!

Bom fds amiga...bjo.

Barbara disse...

Idéia pode ser muita coisa mas não entendo plágio como maldade o tempo todo ou em todos os casos não.
Porque tem o lance do inconsciente coletivo e disso não se foge.
Depende muito a diferença entre o plágio e a coincidência.
Mas idéia...para mim, é...o pensamento ou a inteligência que a partir de uma semente-tema, se desdobra.
Não sei muito não, desculpe não poder dar uma resposta à altura de sua postagem.

Alva disse...

Olá Giane =)
Vim através do comentário que deixaste no meu blogue, e desde já agradeço-o!

Como disse o Derfel, e eu concordo plenamente com ele, um ideia é uma dádiva divina que depois é "remodelada/transformada" na mente. E "quando sai" de dentro da nossa mente já remodelada, faz decididamente mover os Homens (ou não - só os fará mover se estiverem decididos a suportar o esforço!)

Não sei se me entendes-te...

Beijos Miiil!!
Estrela d'Alva

♥ ♥ Eu disse...

Idéia é aquilo q vem brotando de dentro de nosso ser até se tornar realidade.
Parabéns pela iniciativa.

beijos!

Giane disse...

Este comentário, vou postar em nome da Amanda, que devido a problemas com a internet não pôde deixá-lo aqui:



"Idéia é um sopro de Deus, um beijo de uma fada, um olhar de um silfo.

Idéia é aquilo que brota primeiro no seu coração e depois na sua cabeça, é aquilo que te motiva a continuar mesmo triste e sem vontades."
Amanda




Blogs da Amanda:

Angelique e suas facetas
http://angeliqueesuasfacetas.blogspot.com/

Mulher Acorrentada
http://mulheracorrentada.spaceblog.com.br/

MARTHA THORMAN VON MADERS disse...

Oi Giane, sabe o que eu penso?
Uma idéia, algo criativo aparece da necessidade, do querer, do ser,quanto mais pensamos mais fazemos !
O ser humano precisa estar em constante "pressão" daí vem as grandes idéias.
Um bom domingo para você.
beijossssssssssss

Ana Casanova disse...

Minha querida,
a ideia para mim é algo que nasce em nós através do que sentimos, vemos, vivenciamos.Como tal e como cada um tem as suas próprias ideias, não concebo o plágio.
Não consigo entender sequer que gozo dá ter os créditos de algo que não criámos, que não foi sentido ou pensado por nós.Mais do que enganar os outros, essas pessoas enganam-se a elas próprias vivendo da mentira.
Acho que faz todo o sentido teres trazido a lume este tema já que como dizes, vários blogs estarem a ser plagiados.
Colocarei o selo no meu blog concerteza.
Beijinhos e obrigada pela lembrança. :D

Anônimo disse...

Olá Gi!

Gosto deste desafio, mas acho que já venho tarde, porque já foi dito tanta coisa interessante e com as quais concordo que não devo acrescentar nada de novo.

Para mim um ideia, é uma como uma voz interior que salta na altura menos esperada e faz-se ouvir!
É normalmente algo preciso e que faz falta por em prática! Uma ideia é de certa forma a nossa intuição a dizer que também existe aquele caminho ou forma de fazer as coisas...

Beijinhos MILLL Gi =)

Kleine Hexe

MEU MUNDO E NADA MAIS... disse...

Idéia é um tipo de inspiração imediata,é o despertar de algo novo
prazeroso, é ato de pensar e por em prática coisas novas.
bjs querida e obrigada pela visita!

f@ disse...

Olá Giane…

B elo este post…

Ideias são estrelas de várias cores …palavras de pó a habitar a prata silenciosa do sonho…

infinito beijinho

~*Rebeca*~ disse...

Idéia pra mim é o pensamento que eu tenho das coisas.

Até mais.

Jota Cê

Marcelo disse...

Não tenho idéias ou inspirações, costumo dizer que apenas digito o que a minha alma dita.
Normalmente nem sei sobre o que, ou como, vou escrever, apenas escrevo...
Já tive textos meus copiados e colados em outros blogs, alguns deram os créditos outros não, mas na verdade nunca me importei com isso.
Se o que escrevo pode ser útil para alguém, mesmo esse alguem não mencionando o fato de ter sido eu a escrever, sinto-me feliz.
Em relação a sua pergunta, idéia pra mim é uma manifestação da alma.

Beijos meus.

Marcelo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Blue disse...

Caramba! Parece tão fácil... Idéia........ faltam-me palavras agora. Prefiro escrever o que sinto. Ops... idéia é viver a cada segundo com um novo pensamento. Muitas vezes estes pensamentos tornam-se coisas reais.
Mas como é complicado! Aliás, como complicamos as coisas... Uma simples idéia pode mudar o mundo lá na frente.... Deixamos pra lá.
Vivamos apenas com novas idéias a cada segundo.

Beijos

vale a pena disse...

Uma idéia é uma nova forma de conceber algo que já nos era conhecido, sob nova perspectiva. É o inconsciente se manifestando puro e livre. Depois formamos o conceito.

Mario Carneiro Jr. disse...

Pois óia... Pra mim, uma idéia é uma revelação, algo que surge aparentemente do nada e, se não for anotado quase de imediato, desvanece no ar. Portanto, bloquinho de notas à postos, sempre! Bjus, Giane! Ahhh, meu nome é Mario, não Maurooooo!!!! Rsrsrsrsrsrs. Feliz dia do amigo pra vc tbém!

Ananda V. Sgrancio disse...

Ideia? È algo que se planta no seu subconscente, nasce na sua alma, cria raízes no coração e floresce nas suas atitudes.


http://opniaoinutil.blogspot.com/

Mario Carneiro Jr. disse...

He he, sem problemas, Gi. Bjus!

D.Ramírez disse...

Existem alguns "fenomenos" provados em que uma ideia se parece com outra idéia, lançando, ou coincidindo até em uma mesma época, muito comum em criaçõesa publicitárias. Acredito que possa ser energias de pensamentos. Concentraçaõ com captação por outras mentes. Calma, não sou paranormal, mas vi e tenho algumas experiencias de idéias que coincidem. Não estou com isso dizendo ser a fvaro de plágio, mesmo pq não citei plágio no texto acima, mas quis mostrar algo que também pode acontecer sem culpa de partes. Toda criação de uma pessoa é única e intranferivel. Digo que referencias existem e de certa forma usamos, até com estilos parecidos ou que lembram influencia de um autor, mas a pessoa logo se solta encontrando seu estilo próprio. Copias, roubar textos, desenhos, obras é crime. Pessoas que usam imagens e textos de outros para se vangloriarem, são pessoas pequenas, fracas, acomodadas. No meio virtual dos blogs sem intenção comercial, até deixo usarem meus desenhos para ilustrar, mas o bom senso prevalece quando se creditam as imagens, assim como quem coipa textos, deve dar referencias ao autor que escreveu. Uma idéia é intransferivel, salvo quando em grupo de pessoas.
Seu post está muito bom, bem esclarecedor e ótimo para tirar dúvidas. Não ao plágio, não a pirataria.
Adorei o post, queria me estender mais no comentário, mas tbm não quero ser cansativo, vc disse tudo;)

Besos!!!

D.Ramírez disse...

Giane,
Voltei e agora li direito os comentários e entendi melhor rs..me desculpe, mas a correria aqui tá tanta que não peguei o espirito da coisa, então vai:

Idéia é quando nosso pensamento sai da mesmice e cria algo que quando apenas pensamos não temos. Idéia é mais que pensar. Idéia é criar.

BEsos

Related Posts with Thumbnails